Teste – Sapatos Berg Hornet 3.0

Concebidos para uma utilização em XC, os Hornet são uma boa opção para quem quer um sapato capaz de proporcionar boas performances sem esvaziar a carteira.

O aspeto exterior denota uma construção cuidada e com bons acabamentos, apresentando pormenores funcionais e estéticos que remetem para gamas mais altas. A biqueira possui um revestimento de borracha para aderência acrescida em terrenos muito inclinados e é reforçada interiormente para assegurar proteção dos dedos. Também o calcanhar é reforçado com um revestimento exterior de borracha bastante rígida. Em termos de ventilação, apenas uma zona de rede acima da biqueira e duas pequenas aberturas no calcanhar mostram que este é um sapato mais adequado a provas e treinos em tempo fresco. O conforto foi a primeira característica que ressaltou na hora de pedalar. Uma vez colocados, pouco mais se sentem que uma meia, não havendo pontos de contacto duros ou arestas. Não sendo dos mais refinados, o aperto milimétrico funciona e permite um ajuste fácil, sendo complementado com umas fitas de velcro firmes. Os Hornet 3.0 não deixam de ser bastante rígidos face à força aplicada pelas pernas, mas têm um mínimo de flexibilidade para se poder andar a pé se patinar muito. Os pitões são vendidos em separado por 3,49 euros e poderão ser uma ajuda preciosa quando os pneus já não aderem nas subidas e é preciso passar para o modo pedestre.

Há apenas um defeito a ressaltar: a fita de aperto milimétrico não tem um âmbito suficiente para sujeitar os pés mais estreitos e mesmo no máximo pode deixar o sapato pouco firme.
O peso do par com cleats Shimano é de 750g, um valor muito interessante para um artigo deste preço. Se existem sapatos perfeitos, custam pelo menos um par de centenas de euros e estes Berg Hornet 3.0 são uma boa entrada para competir em XC e Maratonas por menos de metade desse preço. Estão à venda em preto e vermelho, amarelo ou branco.

 

Preço: 79,99 euros
Importador: www.bergcycles.com

 

+
Qualidade de construção

Rigidez em XC

Pouco recomendados para pés estreitos

Pontuação: 4