Teste rodas Roval CLX32

Complementando a gama de rodas aerodinâmicas Roval da Specialized, as novas CLX32 em carbono, com perfil de 32mm, são a mais recente proposta do construtor norte-americano, aliando leveza com propriedades que prometem enganar o vento. Tivemos oportunidade de experimentar estas pérolas negras e ficámos impressionados com o seu baixo peso e facilidade de rolamento.

Apostada em vencer a eterna batalha entre o vento e o ciclista, a Roval tem sido responsável por produzir algumas das melhores rodas aerodinâmicas, caso das Roval CLX64, por nós testadas juntamente com a superlativa Specialized Venge Pro ViAS. Com as novas CLX32, a Roval revela um novo design que alia leveza a rapidez.

A forma das Roval CLX 32 foi estudada em computador e no túnel de vento “Win Tunnel” da Specialized, com uma largura exterior do aro de carbono de 28,1mm de modo a funcionar na perfeição com os mais recentes pneus de 26mm, alcançando (segundo o construtor) uma aerodinâmica superior à de várias rodas concorrentes com perfil superior aos seus 32mm. Sendo compatível com o sistema tubeless, o aro com uma largura interna de 20,7mm apoia eficazmente o pneu, melhorando a aderência. Complementando na perfeição estas rodas topo de gama, os cubos Roval AF1 de desenho aerodinâmico e os rolamentos cerâmicos CeramicSpeed são um luxo de eficiência e precisão mecânica. A ideia de um par de rodas aerodinâmicas peso pluma, equipadas com pneus de medida generosa, capazes de rolar bem com baixa pressão e de forma confortável, é bastante atraente. E quando falamos de um par a pesar escassos 1345 gramas (586 na dianteira e 759 gramas na traseira), então estamos perante as rodas ideais para quem gosta de subir. E de facto, a rigidez e leveza das Roval CLX32 sente-se no modo seguro como estas aguentam a carga nas pendentes mais íngremes.

Se o peso é uma métrica fácil de conferir, já a capacidade aerodinâmica é bem mais difícil. Mas durante as nossas voltas, as Roval CLX 32 permitiram-nos aumentar de forma nítida a velocidade média, brilhando em segmentos rolantes do Strava, onde atualizámos a lista dos melhores tempos. Bastante rígidas lateralmente, estas são indicadas para quem procura um compromisso entre leveza e rapidez, sem descurar a capacidade de travagem, outro dos seus pontos fortes, graças à conjugação de uma zona de travagem específica nos aros de carbono com os calços para carbono SwissStop Black Prince.

As rodas CLX32 podem ser compradas em separado, custando a dianteira 950 euros, e a traseira 1250 euros. Incluem um saco almofadado Roval, apertos rápidos Roval QR, kit tubeless (vedantes e válvula) e os calços SwissStop.

 

Preço: 2200 euros

Importador: www.specialized.com

 

Peso: 1345 gramas

 

VEREDITO

 

Bem visto

Capacidade de rolamento

Saco almofadado

Travagem

 

A melhorar

Apertos rápidos