»»
Home > Notícias > Novidades 2018 da Shimano

Novidades 2018 da Shimano

A Shimano não se destaca apenas pelas gamas altas e oferece uma coleção que equipa desde as bicicletas mais humildes até às máquinas dos campeões de qualquer modalidade do ciclismo. Para 2018, a marca nipónica lançou muitas novidades. As gamas de entrada no BTT foram muito beneficiadas, mas há muito mais, destacamos-te aqui alguns dos produtos que nos chamaram a atenção.

 

DEORE

O grupo Deore foi completamente renovado. Com as relações de 38/28, 36/26 ou 34/24 dentes, o pedaleiro M6000 de quatro braços assimétricos está disponível na versão de prato duplo, também em versão Boost. Está disponível também um pedaleiro triplo com 40/30/22 dentes com uma fixação de pratos diferente. O novo Deore está preparado para acomodar 10 mudanças na traseira, havendo agora uma cassete de 11/42 dentes.

Os desviadores traseiros incluem o sistema Shadow + e apresentam um design renovado.  Possuem uma patilha que se liberta para aligeirar a mola, de maneira a facilitar a remoção da roda.

Os desviadores dianteiros estão disponíveis com entrada de cabo Top Swing, Down Swing e Side Swing com cinco tipos de fixação: Direct Mount, E-Type, o novo Mid-Type, abraçadeira alta e abraçadeira baixa.

Os novos manípulos Shimano Deore M6000 têm um parafuso de ajuste da tensão do cabo mais ergonómico. Têm três tipos de fixação, incluindo I-Spec, braçadeira convencional e com visor do número da mudança.

As manetes de travão passam a ter um design semelhante ao das gamas mais altas. A entrada para sangramento mudou de lugar para facilitar a manutenção e tens à escolha o acabamento em cinza ou preto.

 

ALTUS

Com um design mais atual, a série Altus exibe tecnologias que há alguns anos só se encontravam em gamas altas. O pedaleiro de três pratos tem 40, 30 e 22 dentes e é compatível com o sistema Hyperdrive de nove velocidades. Estão disponíveis três cassetes, com âmbitos de 11-32, 11-34 e 11-36 dentes.

A passagem das mudanças cabe a uns redesenhados manípulos Rapidfire Plus com cabos e bichas Optislick para maior suavidade nas comutações e visor integrado para uma utilização mais intuitiva. Existem opções top swing e down swing para o desviador dianteiro e a mudança traseira passa a contar com um perfil Shadow RD, mais estreito e menos exposto aos impactos.

 

PEDAIS

Para quem quer uns pedais robustos e estáveis para DH ou mesmo Enduro, estão à venda os Saint PD M820. A estrutura em alumínio foi pensada para se adaptar perfeitamente ao sapato AM 901 e a estabilidade está assegurada pela ampla plataforma e pelos quatro pinos ajustáveis de cada lado. O peso dos PD M820 é de 546g.

O PD-M828 é um pedal de plataforma com 12 pinos de aço de cada lado, com opções de 3 e 5 mm e também se insere na gama Saint.

O DEORE XT PD-M8040 está disponível em dois tamanhos, para se adaptar a sapatos entre o 36-44 ou 43-48, para uma melhor adaptação ao tipo de rider.

Este pedal tem dez pinos de cada lado e um design ligeiramente côncavo. O peso é de 460g ou 503g, dependendo do tamanho.

O PD-GR500 representa a entrada na gama de pedais de plataforma da Shimano e possui pinos ajustáveis em altura e rola sobre um eixo de cromoly com rolamentos selados. Pesa 533g.

 

SAPATOS

Desenhado para DH e Enduro, o modelo topo de gama AM 901 tem uma parte superior atualizada para reduzir a entrada de água e facilitar a secagem. Existe um reforço da ponta do pé para maior proteção.

A sola de grande aderência torna mais fácil a caminhada e melhora o contacto com os pedais e um canal na sola oferece uma interface estável mesmo quando não se está encaixado.

Semelhante ao AM901, o AM70 tem os atacadores expostos, sem a placa de proteção.

O modelo GR900 é totalmente novo para 2018 e partilha alguns dos atributos do AM901, tal como o tornozelo subido do lado interior, atacadores cobertos e ponta reforçada. Este sapato foi pensado para ser usado com pedais de plataforma e possui uma sola com a assinatura da Michelin.

O GR700 possui características semelhantes ao GR900 mas não tem a placa de proteção dos atacadores, apresentando um look mais casual e um peso mais baixo.

 

PEDALEIRO FC-MT500

O pedaleiro FC-MT500 insere-se numa gama abaixo do Deore, mas já oferece um eixo integrado. Possui pratos de 36 e 26 dentes.

 

CASSETE CS-M7000-11

A gama SLX passa a incluir a cassete CS-M7000-11, com 11 velocidades e um âmbito entre 11 e 46 dentes.

 

RODAS DEORE XT Boost

As rodas Deore XT passam a estar disponíveis com eixos Boost (110×15 na dianteira e 148×12 na traseira), havendo versões de diâmetro 27,5″ e 29″.

 

 

PEDALEIRO ALIVIO

O pedaleiro FC-M4050-B2 possui eixo integrado e pratos de 36 e 22 dentes. Tem os braços em dois tamanhos à escolha: 170 e 175mm.

 

PEDALEIRO ACERCA

Compatível apenas com eixos de interface quadrado o pedaleiro duplo FC-M3000-B2 possui um design moderno e apelativo recorrendo à tecnologia Hyperdrive. Disponível com pratos de 36 e 22 dentes.

 

Top