»»
Home > Notícias > IRBAL Porto Granfondo

IRBAL Porto Granfondo

Ao cabo de 133 quilómetros de prova, apenas um segundo separou o primeiro e segundo classificados na segunda edição do IRBAL Porto Granfondo. Rúben Almeida, atleta da Bikezone, levou a melhor sobre o campeão nacional de XCO, David Rosa, sagrando-se o grande vencedor do evento que teve lugar este domingo, com partida e chegada no Porto.

 

A dupla isolou-se desde muito cedo, cumprindo as sete contagens de montanha do mais longo dos dois percursos sempre na cabeça do pelotão, acabando por discutir o triunfo. Em terceiro lugar ficou João Moreira, que este ano tinha vencido o Love Tiles Douro Granfondo e o EDP Distribuição Gerês Granfondo, igualmente organizados pela Bikeservice.

No Mediofondo, com 67 quilómetros, Nuno Torres repetiu o sucesso do ano passado neste evento apoiado pelas câmaras municipais de Porto e Gaia e o Turismo do Porto e Norte de Portugal. O atleta da Secai deixou o segundo, André Sousa, a quase um minuto de distância, e o terceiro, Miguel Purificação, a quase três.

Foi um domingo de sol que recebeu os 2300 participantes que alinharam neste que é o maior evento de ciclismo para todos com o epicentro no melhor destino europeu e que percorre ambas as margens do Rio Douro, cenário que agradou tanto aos repetentes como aos que participaram pela primeira vez.

Entre os mais de dois milhares que compareceram em mais esta grande festa da modalidade e da Cidade Invicta estiveram muitas caras conhecidas do grande público. A começar pelo dorsal número um e homenageado, o campeão mundial de canoagem Fernando Pimenta. O atleta de Ponte de Lima, habitual utilizador da bicicleta de estrada e de montanha nos seus treinos, aceitou o desafio de percorrer a distância mais longa, que cumpriu em 4h33m03s. Os ciclistas profissionais Tiago Machado, ciclista da Katusha, e Joni Brandão, ou o atleta de ultra trail Armando Teixeira foram outras das estrelas do desporto nacional que fizeram questão de marcar presença.

 

Classificações

Granfondo, 133 km

Masculinos

1º Rúben Almeida (Bikezone), 3h33m31s

2º David Rosa (TROPIX/Factory Racing),3h33m32s

3º João Moreira (IRBAL/Lovetiles), 3h41m45s

 

Femininos

1ª Ingeborg Bremmers (Nglaze Granfondo Team), 4h26m48s

2ª Fátima Vida (Lovetiles), 4h50m15s

3ª Ana Raquel Santos (Trepanelas), 4h58m31s

 

Mediofondo, 67 km

Masculinos

1º Nuno Torres (Secai/Pedalar/Geoinerte), 1h48m13s

2º André Sousa (Ribeiro Bike Team), 1h49m04s

3º Miguel Purificação (Roda Bike), 1h51m00s

 

Femininos

1ª Diana Pedrosa (-), 2h01m41s

2ª Patrícia Vieira (Balantuna), 2h03m48s

3ª Cátia Neto (Longusbiketeam), 2h05m29s

Top