Campeonato da Europa de Pista – Portugal em Berlim à procura da primeira final de elite

A Equipa Portugal compete, de 19 a 22 de outubro, no Campeonato da Europa de Pista para elite, que vai realizar-se em Berlim, Alemanha. Uma meta imediata é o apuramento para as finais de perseguição individual, feito que, a concretizar-se, será inédito para Portugal na categoria de elite. Os lusos também se apresentam com um horizonte de médio prazo: aquisição de experiência e competências para tentar a estreia do ciclismo de pista português nos Jogos Olímpicos já em Tóquio 2020.

 

O selecionador nacional, Gabriel Mendes, convocou para o Campeonato da Europa os gémeos Ivo e Rui Oliveira (Axeon Hagens Berman), João Matias (LA Alumínios-Metalusa BlackJack) e o sub-23 César Martingil (Liberty Seguros/Carglass), estreante em grandes competições internacionais de elite.

 

A Equipa Portugal vai participar em todas as provas de resistência do programa do Campeonato da Europa: scratch, omnium, eliminação, perseguição individual, corrida por pontos e Madison. A distribuição dos corredores por cada uma das disciplinas só será divulgada no início da próxima semana.

 

A Seleção Nacional encara com ambição a presença no Campeonato da Europa. “Estamos a trabalhar para conseguir o apuramento para uma das finais – corrida de terceiro e quarto ou prova de primeiro e segundo – na disciplina de perseguição individual, algo que ainda não conseguimos na categoria de elite. Nas restantes provas procuraremos sempre posicionar-nos nos oito primeiros”, afirma Gabriel Mendes.

 

Os melhores resultados de Portugal em Europeus de elite foram conseguidos em 2016. Na altura, Ivo Oliveira terminou a competição de perseguição individual no quinto lugar, a 4 centésimos de segundo do apuramento para a final de disputa da medalha de bronze, e João Matias foi também quinto classificado, mas na disciplina de eliminação.

 

Rui Oliveira, campeão europeu de eliminação, e Ivo Oliveira, vice-campeão europeu de perseguição, já foram medalhados na temporada em curso na categoria de sub-23, no Campeonato da Europa realizado no Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia.

 

O Campeonato da Europa de Elite é mais um passo na aquisição de experiência internacional do ciclismo luso de pista, antecedendo a participação nas duas primeiras etapas da Taça do Mundo 2017/2018, em Pruszków, Polónia, nos dias 4 e 5 de novembro, e em Manchester, Inglaterra, entre 10 e 12 do mesmo mês.

 

Horário previsto das competições com portugueses:

19 de outubro

Final de scratch: 19h15

 

20 de outubro

Omnium: scratch (12h00), tempo race (14h15), eliminação (16h20) e corrida por pontos (19h20)

Eliminação: 16h50

 

21 de outubro

Perseguição Individual: 14h00 (qualificação) e 19h20 (final)

Corrida por Pontos: 17h00

 

22 de outubro

Madison: 15h00

 

Horário das transmissões televisivas

19 de outubro: 18h30-21h10, direto na Eurosport 2

20 de outubro: 15h30-19h55, direto na Eurosport 2

21 de outubro: 17h30-21h40, direto na Eurosport 2

22 de outubro: 16h00-18h00, diferido na Eurosport 1